Telefone: +351 234 373 160 Email: comunitario@ccveracruz.pt
3800-232, Aveiro (Portugal) Horário: Dias Úteis das 9h00 às 18h00

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (E.R.P.I)

A funcionar desde 01 de agosto de 2012, o âmbito da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do CCVC consiste em alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. Constituem objetivos da estrutura residencial, designadamente, proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo, criar condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar e potenciar a integração social.

A estrutura residencial rege-se pelos seguintes princípios de atuação de qualidade, eficiência, humanização e respeito pela individualidade, interdisciplinaridade, avaliação integral das necessidades do residente, promoção e manutenção da funcionalidade e da autonomia, participação e corresponsabilização do residente ou representante legal ou familiares na elaboração do plano individual de cuidados.

Consulte o nosso regulamento interno

 

Objetivo da E.R.P.I.

No cômputo geral, a ERPI tem como objetivo garantir a qualidade dos cuidados prestados aos idosos, promover a sua autonomia e bem-estar, e garantir o respeito pelos seus direitos fundamentais proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e de qualidade para os idosos que delas necessitam.

A ERPI do CCVC tem, atualmente, capacidade para 43 clientes, embora o acordo de cooperação celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, em 27/07/2012 e revisto a 29/09/2015, apenas contemple 36 utentes comparticipados. Este Centro Distrital tem ainda sob sua gestão 7 vagas das 36, usualmente designadas por “vagas sociais”, ocupadas habitualmente por clientes com parcos rendimentos ou sinalizados como casos sociais.

  • Proporcionar serviços permanentes e adequados às necessidades biopsicossociais das pessoas idosas;
  • Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada pessoa;
  • Contribuir para um processo de envelhecimento ativo;
  • Contribuir para um processo de envelhecimento ativo;
  • Prevenir e despistar qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco;
  • Promover um ambiente de segurança física e afetiva, prevenir os acidentes, as quedas, os problemas com medicamentos, o isolamento e qualquer forma de mau trato;
  • Promover estratégias de manutenção e reforço da funcionalidade, autonomia e independência, do autocuidado e da autoestima e oportunidades para a mobilidade e atividade regular, tendo em atenção o estado de saúde e recomendações médicas de cada pessoa;
  • Promover os contactos sociais e potenciar a integração social;
  • Promover a interação com ambientes estimulantes, promovendo as capacidades, a quebra da rotina e a manutenção do gosto pela vida.
 
Necessita da nossa ajuda?

Entre em contacto connosco.